domingo, 10 de fevereiro de 2013

Bolo de Cenoura

Bolo de Cenoura

Atendendo a pedidos de amigas que moram em terras nipônicas, resolvi postar a receita de Bolo de Cenoura, da maneira como eu fazia por lá, com ingredientes de lá!
A cobertura de chocolate desta vez foi aquela mais simples, utilizando chocolate em pó dos frades. Mas passarei a cobertura de ganache, pois não é muito fácil encontrar por lá um bom chocolate em pó. Caso queiram cobrir o bolo inteirinho, dobrem a receita da cobertura, ok? (eu prefiro  assim, como na foto! : )




Bolo de Cenoura
Ingredientes da Massa:

(Utilize uma xícara de 200 ml)

3 ovos
3/4 xícara de óleo
2 xícaras de açúcar
250 a 300 gramas de cenouras em rodelas
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

1) Ligue o forno e deixe preaquecendo numa temperatura de 180 a 205 graus. (depende do seu forno. No meu Electrolux, asso a 205 graus)
2) Prepare uma fôrma  com buraco no meio com capacidade para 10 xícaras, untando com margarina e polvilhando farinha de trigo.
3) Peneire a farinha e fermento numa bacia.
4) Bata no liquidificador os ovos e o óleo por 1 minuto.
5) Junte o açúcar e bata por uns dois minutos.
6) Acrescente as cenouras e bata por uns 2 minutos.
7) Aqui, se seu liquidificador for ¨poderoso¨, pode acrescentar a farinha e fermento aos poucos e PULSAR algumas vezes, apenas para misturar.
Se seu liquidificador for daqueles menos potentes e menores,  não coloque a farinha e fermento no copo do liquidificador, não! Coloque a mistura do liquidificador na bacia onde peneirou a farinha e fermento.



8) Misture a massa com um fouet, depois com uma espátula.
9) Despeje a  massa na fôrma preparada e leve ao forno por 37 a 40 minutos.
10) Faça o teste o palito, inserindo um palito de churrasco no bolo. Se sair limpo, ok!, está pronto.
11) Deixe amornar por 10 minutos dentro da fôrma.
12) Vire o bolo sobre um prato e vire novamente para que a parte de cima fique para cima.
13) Aplique a calda sobre o bolo.

CALDA DE CHOCOLATE EM PÓ
5 colheres de sopa de açúcar
5  colheres de sopa de chocolate em pó ou cacau
5 colheres de água
1 colher de sopa de margarina (pode ser com sal)
 Leve os ingredientes ao fogo misturando sempre com uma espátula. Quando engrossar como um brigadeiro mole, aplique sobre o bolo morno.

GANACHE DE CHOCOLATE
2 tabletes de chocolate meio amargo picado (58 gramas cada), pode ser Meiji, Morinaga, Dars, Ghana
50 ml de creme de leite (pode ser Nama-kurimu, Hoippu Kurimu, qualquer um, inclusive de soja).
Derreter o chocolate em banho-maria  ou numa tigela no microondas. Junte o creme de leite e misture bem. Aplique.



sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Sabores da Saudade!

Eu vivi duas décadas longe do Brasil, quase a metade da minha vida.
Era administradora, especialista em RH... até o dia que a casa caiu, quero dizer, que a empresa onde trabalhava entrou em concordata, os bons profissionais começaram a debandar, enfim, entrou num processo de decadência total.
Alguns primos tinham ido ao Japão e isso me deu coragem para abandonar tudo e mudar pra lá de mala e cuia. Os primeiros anos foram duros, não tinha loja de produtos brasileiros, morria de saudade da comidinha da minha mãe e não tinha nem como reproduzir as receitas por falta de ingredientes. Depois, aos poucos, fui conseguindo substituir os ingredientes brasileiros por ingredientes japoneses, mas foi difícil e cansativo.
Enfim, estou de volta...mas agora morro de saudade da comidinha de lá, dos sushis maravilhosos, do lamen gordurento, dos bolos ultra macios, dos doces....
Tudo isso explica pelo menos o nome SABORES DA SAUDADE
Sabores da Saudade nasceu com a idéia de organizar melhor minhas receitas, assim como estávamos acostumados com nosso bom e velho caderno guardado no armário da cozinha. Mas como uso mais o computador até na minha cozinha, queria colocar aqui aquelas receitas com sabor de saudade, para poder ter acesso enquanto cozinho. E deixar aí para quem quiser... Mas já vou logo avisando: o que dá certo na minha cozinha, pode não funcionar em outras cozinhas!
Estou, portanto, adicionando a este caderno memórias, ingredientes, lugares e sabores de todos os tipos, receitas com os sabores da saudade!