Eu vivi duas décadas longe do Brasil, quase a metade da minha vida.
Era administradora, especialista em RH... até o dia que a casa caiu, quero dizer, que a empresa onde trabalhava entrou em concordata, os bons profissionais começaram a debandar, enfim, entrou num processo de decadência total.
Alguns primos tinham ido ao Japão e isso me deu coragem para abandonar tudo e mudar pra lá de mala e cuia. Os primeiros anos foram duros, não tinha loja de produtos brasileiros, morria de saudade da comidinha da minha mãe e não tinha nem como reproduzir as receitas por falta de ingredientes. Depois, aos poucos, fui conseguindo substituir os ingredientes brasileiros por ingredientes japoneses, mas foi difícil e cansativo.
Enfim, estou de volta...mas agora morro de saudade da comidinha de lá, dos sushis maravilhosos, do lamen gordurento, dos bolos ultra macios, dos doces....
Tudo isso explica pelo menos o nome SABORES DA SAUDADE.
Sabores da Saudade nasceu com a idéia de organizar melhor minhas receitas, assim como
estávamos acostumados com nosso bom e velho caderno guardado no armário
da cozinha. Mas como uso mais o computador até na minha cozinha, queria colocar aqui aquelas receitas com sabor de saudade, para poder ter acesso enquanto cozinho. E deixar aí para quem quiser... Mas já vou logo avisando: o que dá certo na minha cozinha, pode não funcionar em outras cozinhas!
Estou, portanto, adicionando a este caderno memórias,
ingredientes, lugares e sabores de todos os tipos, receitas com os sabores da saudade!